segunda-feira, 21 de março de 2011

I Convivência Vocacional Diocesana

Neste último domingo, 20 de março, no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, aconteceu a I Convivência Vocacional Diocesana, realizada pelo SAV Diocesano de Campina Grande (Serviço de Animação Vocacional).
E por ser justo no Seminário Diocesano, um dos “celeiros vocacionais” para a vida consagrada, o momento foi uma oportunidade para profunda partilha entre as várias congregações representadas naquela casa.

O evento começou com a Santa Missa, às 8h, na capela do Seminário. Depois um café da manhã para acolher os vocacionados e vocacionadas presentes no encontro. O programa seguiu com a abertura de Padre Raniery Alves, articulador do SAV de nossa Diocese, com uma oração inicial e uma breve explanação sobre a alegria de todos deste momento importante não só para a caminhada do SAV na Diocese de Campina Grande, mas de toda a Igreja na questão de “estimular” as vocações para a missão que o Bom Pastor nos envia. Também foram apresentadas as equipes “articuladoras” que compõem o SAV (secretaria, assessoria, infra-estrutura e comunicação).

 O seminarista Passionista Carlos Renato Moiteiro, também deu sua saudação quando descreve o momento como uma boa ocasião para que possamos criar uma “integração entre as congregações religiosas (...) e ainda fazer deste encontro um momento de partilha de experiências, de conhecer o outro...”

Houve ainda um momento com a Psicóloga Catarina, que utilizou de várias dinâmicas que despertavam entre os vocacionados diálogo sobre temas como: vocação, missão, o “mistificar” as coisas e “os sentidos” da vida. Além disso, não faltaram ocasiões para conversas, e troca de experiências entre os presentes.

Dentre as comunidades religiosas que estavam representadas, eram: Franciscanas de Dilligen, Seminaristas Passionistas, Rogacionistas, Vocacionados Franciscanos, Vocacionados Redentoristas, Vocacionadas e Postulantas DAMAS, Comunidade de Aliança Servos de Maria, além dos vocacionados diocesanos.

“Esta foi uma ótima oportunidade para podermos conhecer as outras congregações e a beleza de cada uma...” (Aline, aspirante DAMAS)

De início foi um momento de partilha entre vocacionados ao ministério sacerdotal e à vida consagrada, como os primeiros passos de articulação do SAV. Posteriormente serão promovidos momentos de comunhão e oração também com as comunidades de vida, serviços e movimentos que em nossa Diocese são promotores de vocação.

O encontro foi realmente conviver e viver novas experiências diante dos vários carismas presentes, mas com aquela atenção de “preparar-se para o anúncio”, assim como destacam as palavras de Bento XVI na sua mensagem para o Mensagem do papa Bento XVI para o 48º Dia Mundial de Oração pelas Vocações deste ano de 2011:
“A arte de promover e cuidar das vocações encontra um luminoso ponto de referência nas páginas do Evangelho, onde Jesus chama os seus discípulos para O seguir e educa-os com amor e solicitude. Objeto particular da nossa atenção é o modo como Jesus chamou os seus mais íntimos colaboradores a anunciar o Reino de Deus (cf. Lc 10, 9).” Mensagem do papa Bento XVI para o 48º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura do dia