domingo, 17 de abril de 2011

Da homilia do Papa Bento XVI para o Domingo de Ramos

"Nos encaminhamos em peregrinação, juntamente com Jesus, pelo caminho alto que leva ao Deus vivo.” (...) O Papa Bento nos mostra que este é o caminho pelo qual Jesus nos convida, e está além de nossas próprias possibilidades.
“Desde sempre – e hoje ainda mais – os homens nutriram o desejo de ‘ser como Deus’; de alcançar, eles mesmos, a altura de Deus”, afirmou.
“Em todas as invenções do espírito humano, em última análise, procura-se conseguir asas para poder elevar-se à altura do Ser divino, para se tornar independentes, totalmente livres, como o é Deus."
Por um lado, temos a força de gravidade que puxa para baixo: para o egoísmo, para a mentira e para o mal, e do outro lado, há a força de gravidade do amor de Deus, amados por Ele, "e a resposta do nosso amor puxam-nos para o alto.”
Só Deus pode nos elevar. E Jesus o fez por nós, humilhou-Se. Só assim podia ser superada a nossa soberba: a humildade de Deus é a forma extrema do seu amor, e este amor humilde atrai para o alto.
Bento XVI nos convida a acolher a cruz de Cristo, o 'sim' de Deus para o homem, a expressão máxima de seu amor por nós e a fonte pela qual jorra a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura do dia